Array
Notícias

Pesquisadores desenvolvem equipamento que usa luz solar para tratamento de esgoto

Array
Pesquisadores desenvolvem equipamento que usa luz solar para tratamento de esgoto
Equipamento da Unesp de Araraquara usa luz do sol para purificação de água / Crédito: Reginaldo dos Santos/EPTV

Utilizar a luz solar para tratamento de esgoto a nível domiciliar e industrial. Esse é o mote de pesquisa desenvolvida há dois anos pela Unesp de Araraquara (SP) e a Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá. Os pesquisadores construíram um modelo em escala piloto para testar a capacidade de gerar energia térmica que pode ser usada nos processos de limpeza da água.

O modelo desenvolvido concentra a luz do sol em 100 vezes. Para o tratamento de esgoto a capacidade precisa ser maior. “Inicialmente, a água do esgoto livre dos sólidos vai passar no reator que vai conter o fotocatalisador, que será iluminado pela luz do sol e vai sair pura”, explicou o professor do Instituto de Química da Unesp, Sidney Ribeiro. O fotocatalizador é um líquido que tem a função de ajudar a acelerar o processo de limpeza da água com a presença da luz concentrada e do calor gerado por ela.

Quanto maior a potência da luz, mais rapidamente ocorrem os processos. A energia térmica é concentrada na ponta de um conjunto de fibras ópticas que pode ser transportado com facilidade.

O modelo já chamou a atenção de pesquisadores estrangeiros, como o professor de química Sajjad Ullah, do Paquistão. “Eu trabalho com membranas fotocatalíticas para filtragem e limpeza da água, só que esses processos geralmente são lentos e a ideia é usar essas membranas para o tratamento da água em fluxo; para isso é preciso ser mais rápido e isso só é possível utilizando uma luz solar mais concentrada”, afirmou.

De acordo com Elias Paiva, pós-doutorando em química, o sistema gera energia limpa, o que beneficia o meio ambiente. “Em geral nós utilizamos fontes artificiais que são bastante caras, por exemplo, lâmpadas de xenônio, de mercúrio para viabilizar a aplicação desse processo. Além de desenvolver novos materiais como membranas e filtros, nós utilizamos energia coletada do sol para que esse processo seja muito mais rápido”, explicou.

Os pesquisadores estão trabalhando para reduzir o custo do equipamento e buscando parceiros para colocar o projeto em prática. “A ideia é conseguir baratear o custo desse equipamento com tecnologia nacional fazendo com que a gente possa levar um equipamento desses para diversos lugares, sejam industriais ou regiões remotas do país onde tenha bastante sol, para conseguir purificar água ou mesmo melhorar e baratear processos industriais com energia do sol, que é limpa”, afirmou o professor do Instituto de Química da Unesp, Marcelo Nalin.