Array
Notícias

Quase 600 espécies de plantas foram extintas em 250 anos

Array
Quase 600 espécies de plantas foram extintas em 250 anos
Último registro da oliveira Santa Helena / Crédito: divulgação/Stockholm University

Nos últimos 250 anos, 571 espécies de plantas foram extintas no planeta. As informações são de estudo inédito sobre o desaparecimento da flora desenvolvido por pesquisadores de Londres, na Inglaterra, e da universidade de Estocolmo, na Suécia.

Segundo os cientistas, esse processo está acontecendo 500 vezes mais rápido que o natural devido à interferência humana. A quantidade de perdas na flora é o dobro de aves, mamíferos e anfíbios extintos no mesmo período. Os pesquisadores apontam que, desde 1900, quase três espécies de plantas que produzem sementes estão desaparecendo por ano.

Mais de 330.000 espécies foram analisadas pelos cientistas. Eles identificaram as maiores perdas em ilhas e regiões tropicais. O Havaí lidera a lista com o desaparecimento de 79 plantas. O Brasil também está entre os países com maior perda. A região sudeste registrou o maior número de extinções: entre 21 e 30 espécies de plantas.

Os pesquisadores concluíram que as espécies mais ameaçadas são as lenhosas (como árvores e arbustos) e com pequena distribuição geográfica. A descoberta sugere, assim como os animais em risco de extinção, que as plantas também são impactadas pela fragmentação e destruição da vegetação nativa. “As plantas sustentam toda a vida na Terra. Elas fornecem o oxigênio que respiramos e a comida que comemos, além de formar a espinha dorsal dos ecossistemas do mundo – sua extinção é uma má notícia para todas as espécies”, destacou Eimear Nic Lughadha, cientista do Royal Botanic Gardens e um dos co-autores da pesquisa.

Lughadha ressalta que essa nova compreensão ajudará a prever e prevenir novas extinções. “Saber quais plantas estamos perdendo e onde, irá alimentar de volta programas de conservação direcionados a outros organismos também”, concluiu.