Notícias

Reino Unido expande sua zona de proteção marinha em 12 mil km2

Reino Unido expande sua zona de proteção marinha em 12 mil km2
Cavalos-marinhos estão entre as espécies contempladas com a rede de unidades

O Reino Unido anunciou, no final de maio, a demarcação de 41 unidades de conservação marinhas ao redor de seu território, criando um cinturão azul para proteção da costa e da zona ultramarina britânica. A área, que vai do condado da Cornualha à Northumberland, cobrirá 12 mil km2, cerca de oito vezes o tamanho da Grande Londres.

Com a criação das novas unidades, o Reino Unido passa a ter 355 áreas protegidas marinhas, responsáveis pela proteção de 220.000 km², quase o dobro da extensão territorial da Inglaterra. Trata-se da terceira fase do projeto que já instituiu 50 zonas de preservação nos anos de 2013 e 2016.

“O Reino Unido já está liderando o resto do mundo protegendo mais de 30% dos nossos oceanos, mas sabemos que há mais a ser feito. Estabelecer esta última rodada de Zonas Marinhas de Conservação é outro grande passo na direção certa para salvaguardar a preciosa e diversificada vida marinha para as futuras gerações”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Michael Gove.

Biodiversidade

Águas-vivas raras, cavalos-marinhos e bancos de mexilhões azuis estão entre as espécies beneficiadas com a rede de proteção. Dentre as zonas criadas está a de Holderness Offshore, conhecida pelas altas taxas de biodiversidade. O local, além de ser habitado por uma gama de espécies, como esponjas, estrelas do mar e crustáceos, é crucial para desova de peixes nativos.

A zona instituída em Bembridge também está entre as mais importantes, considerando a grande variedade de habitats e formações rochosas, utilizados como abrigo por animais de grande porte. Altamente sensível a perturbações, a região abriga os cavalos-marinhos de focinho curto, duas espécies de medusa e grande variedade da flora.