Array
Notícias

Mundo apaga as luzes por 60 minutos na Hora do Planeta

Array
Mundo apaga as luzes por 60 minutos na Hora do Planeta
Crédito: WWF

Edifícios históricos, monumentos e residências de diversas regiões do mundo ficarão 60 minutos com as luzes apagadas neste sábado (30), das 20h30 às 21h30, em nome do planeta. Esta é a Hora do Planeta, movimento internacional voluntário de sensibilização para as mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.

Os sessenta minutos de celebração são um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta. Em sua 13ª edição, o escuro tomará conta da Torre de Xangai, o porto de Hong Kong, o arranha-céu Burj Khalifa de Dubai, a Praça Vermelha de Moscou, Acrópole de Atenas, a Torre Eiffel de Paris, as pirâmides do Egito, a basílica de São Pedro de Roma, o Big Ben de Londres e a sede da ONU em Nova York.

Neste ano, 95 cidades brasileiras participarão do movimento apagando as luzes de monumentos ou promovendo atividades especiais. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor terá suas luzes desligadas por 60 minutos. Em Brasília, o Palácio do Buriti, Estádio Nacional Mané Garrincha e a Torre de TV ficarão no escuro. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, uma pedalada noturna pelos monumentos apagados será promovida. Rio Branco, capital do Acre, terá dois dias de programação com ações de plantio e entretenimento. Pelo 11º ano consecutivo, a cidade de Belo Horizonte também participará do movimento.

A Hora do Planeta foi criada pela WWF em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos. Em 2018, o movimento teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1500 monumentos.

Nesta no, a WWF desenvolveu o “Guia do Participante Hora do Planeta”, com dicas do que fazer para se divertir no escuro e ideias para restaurantes, hoteis e outros estabelecimentos se envolverem no movimento.

E você, como vai participar? Neste sábado, apague as luzes da sua residência das 20h30 às 21h30! Incentive os amigos a também participarem e compartilhe fotos desse momento nas redes sociais usando a hashtag #ConectadoNoPlaneta.