Array
Notícias

Diálogo Florestal seleciona casos de sucesso no manejo florestal em nível de microbacia e recursos hídricos

Array
Diálogo Florestal seleciona casos de sucesso no manejo florestal em nível de microbacia e recursos hídricos
Ribeirão da Catarina

Nesta sexta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Diálogo Florestal lança chamada pública para selecionar três casos de sucesso que atestam o bom manejo florestal em nível de microbacia, evidenciando o antes e o depois no que tange aos recursos hídricos. A ação tem como objetivo fortalecer e multiplicar ações de conservação do meio ambiente no Brasil. Os textos dos casos vencedores serão publicados em edição especial em meio digital e disponibilizados no site do Diálogo Florestal.

A chamada é aberta para empresas, organizações e/ou proprietários rurais que atuem no setor florestal e já tenham realizado inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para participar, o interessado deve enviar para contato@dialogoflorestal.org.br um texto de até três páginas contendo, no mínimo, as seguintes informações:

  1. Localização da propriedade, bacia e microbacia hidrográfica em que a propriedade ou propriedades está/estão inseridas;
  2. Breve descrição do entorno em que a microbacia está localizada;
  3. Principal atividade produtiva desenvolvida e área ocupada;
  4. Áreas de preservação permanente, reserva legal e outras conservadas/preservadas no contexto da microbacia;
  5. Situação antes das ações/projeto realizado no local;
  6. Tipo de ação/intervenções e estudos realizados;
  7. Situação depois das ações/projeto realizado no local;
  8. Descrição de como o bom manejo florestal em nível de microbacia influenciou os recursos hídricos;
  9. Principais impactos ambientais, econômicos e sociais gerados;
  10. Principais desafios encontrados;
  11. Fotos, publicações e evidências que suportem o relato.

Uma comissão avaliará os casos apresentados com base em três critérios: hidrológico, ambiental, social e econômico.

1. Hidrológico: impactos positivos do manejo florestal nos recursos hídricos visando a conservação da água;
2. Ambiental: ações de manejo florestal voltadas para a conservação de aspectos ambientais interligados com a conservação da água: conservação do solo, biodiversidade, paisagem, restauração de áreas ripárias etc;
3. Social: impactos positivos das práticas de manejo florestal adotadas tendo em vista os recursos hídricos, pessoas e comunidades à jusante (impactos sociais considerando o engajamento de partes interessadas e afetadas – vizinhos, pessoas e comunidades à montante e/ou jusante, disponibilidade de água, conflitos e equidade do uso da água);
4. Econômicos: benefícios diretos e indiretos gerados pela adoção de boas práticas de manejo florestal considerando os recursos hídricos e a oferta de serviços ecossistêmicos (como por exemplo pagamento por serviços ambientais, redução de custos operacionais, isenção fiscal ou tributária etc).

Os interessados podem se inscrever de 22 de março a 3 de maio de 2019, por meio do e-mail contato@dialogoflorestal.org.br. O resultado será divulgado no início de junho, no site do Diálogo Florestal.

Sobre o Diálogo Florestal

O Diálogo Florestal é uma iniciativa independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal, organizações ambientalistas e movimentos sociais destinada a implementar uma nova maneira de dialogar entre estes setores historicamente antagônicos. O Diálogo brasileiro, criado em 2005, foi inspirado no The Forests Dialogue (TFD), iniciativa internacional lançada em 1999 que organiza fóruns internacionais sobre questões-chave para o manejo florestal sustentável e a recuperação de ecossistemas ameaçados.

O Diálogo nacional possui representação em diversos pontos do país, os chamados Fóruns Regionais. Em Minas Gerais, a Amda articulou a criação, em 2008, do Fórum Florestal Mineiro. Seu objetivo é promover o diálogo entre organizações ambientalistas e empresas que tenham como meta eliminar o uso de carvão vegetal nativo, adotem ações para proteção e preservação da biodiversidade.