Notícias

Bilionário constrói navio para recolher cinco toneladas de plástico por dia dos oceanos

Bilionário constrói navio para recolher cinco toneladas de plástico por dia dos oceanos
Crédito: divulgação

O bilionário norueguês Kjell Inge Røkke pretende eliminar o plástico dos oceanos. Para isso, ele está financiando a construção do maior navio de pesquisa e expedição do mundo, capaz de recolher cinco toneladas de plástico por dia dos oceanos. O iate deve ser concluído até final de 2020 e começará a navegar até em 2021.

É cada vez mais frequente o registro de mortes de animais marinhos pela ingestão de plástico. Estudo desenvolvido pela fundação da navegadora Ellen MacArthur e a consultoria McKinsey aponta que, até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes (em peso).

Com 181 metros de diâmetro e 27 de altura, a embarcação, batizada de REV (Research Expedition Vessel, ou embarcação expedicionária de pesquisa), foi projetada para que seu impacto ambiental seja o menor possível. O plástico recolhido será queimado. A combustão gerará energia, permitindo que o navio percorra 98% da circunferência terrestre sem paradas. O navio foi desenvolvido para que reduzir ao máximo as emissões poluentes e o barulho, que pode impactar negativamente o ambiente marinho.

A REV atuará como um grande centro de pesquisa navegante, com laboratório, auditório, veículos subaquáticos, drones e a capacidade de receber até 60 cientistas e uma tripulação de até 40 operadores. O iate também será equipado com quatro hidrofones altamente sensíveis para captar a comunicação de mamíferos marinhos e câmeras subaquáticas para registrar as formas de vida do fundo do mar. A manutenção do barco ficará sob responsabilidade da organização World Wildlife Fund (Noruega).