BH ganha sua 76º unidade de conservação

Crédito: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Parque conta com bacia de detenção de água pluvial que irá drenar água da chuva

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou, nesta terça-feira (22), o Parque Real, localizado no bairro Paulo VI, na região noroeste da cidade. Trata-se da 76º unidade de conservação gerida pelo município. A região é conhecida por abrigar áreas de preservação permanente e servir de refúgio para fauna silvestre.

Com 73 mil metros quadrados, o parque conta com importante bacia de detenção de água pluvial, totalmente cercada, que vai drenar a água nos períodos chuvosos. Parte da nova área verde encontra-se sobre uma antiga pedreira da região, que foi aterrada. Os visitantes podem encontrar no local mais de 70 variedades de plantas de espécies ornamentais, arbóreas e gramíneas.

A unidade de conservação possui pistas de skate, quadras, brinquedos, aparelhos de ginástica, pistas de caminhada e um mirante que fica a aproximadamente 770 metros de altitude. A estrutura, completamente acessível a pessoas de baixa mobilidade, seguiu as instruções da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, responsável também pelos estudos de manejo de fauna, flora e recursos hídricos. 

Animais domésticos somente serão são permitidos no local se estiverem fazendo uso de guias e coleiras. Para não prejudicar as espécies nativas, recomenda-se que os bichos estejam vacinados, vermifugados e protegidos de carrapatos. Os tutores é quem ficam responsáveis por recolher as fezes do animal, bem como depositá-las nas lixeiras.

 

Com informaçõe de Prefeitura de Belo Horizonte

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente