Array
Notícias

Águia solitária é vista pela primeira vez no Brasil

Array
Águia solitária é vista pela primeira vez no Brasil
Crédito: Tony Bichinsky/Arquivo Pessoal

Pela primeira vez uma águia-solitária (Buteogallus solitarius) foi avistada no Brasil. A espécie rara foi registrada pelo ornitólogo Tony Bichinski em dezembro do ano passado em Roraima. Os estados do Acre e Amapá também são habitats da ave no país.

A ocorrência de uma ave de grande porte e de topo de cadeia como essa indica que a região fornece as condições ideais à sua sobrevivência. Para uma ave tão rara e com distribuição irregular na América do Sul, o Brasil, além de ganhar uma nova espécie, passa a ser uma peça-chave na sua conservação. “Este registro valoriza e evidencia ainda mais a biodiversidade do nosso país e deixa claro o quanto ainda há para ser feito em busca do conhecimento de nossa fauna”, afirmou Bichinski.

Segundo o ornitólogo, a águia-solitária é uma ave que pode ser facilmente confundida com outros gaviões. Ela se destaca pelo porte avantajado, as penas primárias das asas que ultrapassam as penas da cauda, a coloração cinza-chumbo e garras robustas. As fêmeas podem medir de 70 a 75 centímetros e pesar até três quilos.

Bichinski explica que a espécie necessita de um habitat específico para viver, ocorrendo em extensas florestas de influência amazônica, localizadas em encostas rochosas e serras, ambiente semelhante onde a ave foi registrada nos países vizinhos, como no complexo andino e escudo das Guianas.

A baixa densidade populacional e os hábitos da espécie foram levados em consideração na hora de escolher seu nome em inglês: Solitary Eagle. Como esta é a primeira vez que a ave é registrada em solo brasileiro, ainda não recebeu um nome em português, sendo águia-solitária apenas uma tradução.

Com informações do G1