Array
Notícias

Mosaico de áreas protegidas do Quadrilátero Ferrífero é reconhecido

Array
Mosaico de áreas protegidas do Quadrilátero Ferrífero é reconhecido
O Parque Estadual da Serra do Rola Moça está entre os escolhidos para compor o novo mosaico

O mosaico de áreas protegidas do Quadrilátero Ferrífero foi finalmente reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Por meio da portaria 473/2018, publicada no Diário Oficial da União no final de dezembro, o órgão oficializou a rede de unidades de conservação (UCs) que irá integrar os 3,7 milhões de hectares da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE).

Com alto grau de endemismo e lar de três das mais importantes bacias hidrográficas do país: rio Doce, Jequitinhonha e São Francisco, a região foi classificada pela Unesco como Reserva da Biosfera por causa de seu rico patrimônio histórico e natural. A integração das reservas presente em sua área começou em 2010, com um mosaico que ligou o Alto Jequitinhonha à Serra do Cabral. Logo depois foi criado o da Serra do Cipó e, agora, o do Quadrilátero Ferrífero.

Ao todo serão 18 municípios abrangidos pela mais recente rede de áreas protegidas, incluindo Belo Horizonte, Ibirité, Catas Altas, Nova Lima, Mariana, Ouro Preto, Rio Acima e Sabará. Composto por 26 UCs – de âmbitos federal, estadual e municipal – o mosaico está situado em uma extensão onde aproximadamente 3 milhões de pessoas vivem.

Dentre os objetivos da junção de unidades próximas ou que dividem o mesmo território está a promoção de uma gestão integrada e participativa, considerando a conectividade dos ecossistemas presentes em cada uma das áreas. Na região do quadrilátero, por exemplo, há várias UCs em um mesmo ecossistema.

Segundo o coordenador do Comitê da Reserva Biosfera da Serra do Espinhaço, Miguel Ângelo Andrade, “a gestão conjunta, em um conselho, permite o apoio e o planejamento da prevenção e combate a incêndios florestais. Permite também a identificação e implementação de corredores ecológicos, responsáveis por ligar uma área natural a outra”.

Parques

O Parque Nacional da Serra do Gandarela e os Parques Estaduais da Serra do Ouro Branco, Itacolomi e Serra do Rola Moça estão entre as unidades comtempladas pelo mosaico. Os Parques Municipais da Serra do Curral, Mangabeiras, Aggeo Pio Sobrinho e Mata das Borboletas, presentes na zona urbana de Belo Horizonte, também fazem parte da rede de UCs.