Notícias

Mais de 100 espécies de plantas são descobertas em 2018

Mais de 100 espécies de plantas são descobertas em 2018
Orquídea encontrada no mercado negro de Laos/Crédito: Adunyadethluangaphay

A catalogação das plantas existentes no mundo teve início em meados do século XVIII, quando o botânico e zoólogo Carl Linnaeus previu a existência de aproximadamente 10 mil espécies. Duzentos e cinquenta anos após as primeiras descobertas, a lista de espécies conhecidas pela ciência continua a crescer. Só no ano passado, pesquisadores do Royal Botanic Gardens (RBG) de Kew, em Londres, registraram mais de 100 novos táxons.

Dentre os achados estão cogumelos comestíveis, orquídeas exóticas, trepadeiras com propriedades medicinais e até plantas carnívoras. A maior parte das descobertas concentra-se nos trópicos, onde o número de espécies desconhecidas é alto e os recursos de preservação e pesquisa insuficientes.

David Frodin, pesquisador do Kew, descreveu 26 novas espécies de pequenas árvores, arbustos e cipós do gênero Schefflera. Mas ainda há um número considerável a ser descrito. Estima-se que apenas na ilha asiática de Bornéu haja mais 150 variedades pertencentes ao gênero.

Tuula Niskanen, outro cientista da instituição, identificou 22 espécies de fungos do gênero dos cogumelos em florestas norte-americanas e europeias. Mas as descobertas não se restringiram aos dois pesquisadores. Confira os mais importantes achados:

Orquídeas

Uma orquídea proveniente da Indonésia, descrita como Adolina (Bulbophyllum adolinae), mostrou que é possível a existência de mais de 3 mil espécies de orquídeas em Nova Guiné e em suas ilhas associadas. A pequena planta foi encontrada em árvores nas florestas cobertas de musgo perto da cidade de Manokwari. A equipe do RBG também catalogou uma belíssima orquídea ameaçada de extinção. A papilio-laoticus foi encontrada sendo contrabandeada em um mercado clandestino em Vientiane, capital do Laos.

Trópicos

Abrigo da maior biodiversidade de árvores do mundo, o Brasil também surpreendeu os cientistas com novas descobertas. Elizabeth Woodgyer, junto da brasileira Rosana Romero, descobriu seis novas espécies do gênero Microlicia no país. Na ilha de Hispaniola, no Caribe, uma espécie arbórea de Pimenta da Jamaica também foi registrada por elas. Verde e seca, a variedade é um ingrediente muito comum na culinária jamaicana.

Potencial anti-câncer

Um novo gênero e espécie descobertos podem ser utilizados no tratamento de doenças. Intitulada como Kindia gangan, a espécie de propriedades medicinais foi encontrada nas falésias de arenito da Guiné, na África Ocidental. Ela contém uma classe de compostos com alta atividade biológica com potencial no tratamento de câncer.

Árvore tropical

Umas das maiores descobertas de 2018, segundo o Royal Botanic Gardens, foi a de uma árvore de floresta tropical, registrada como Talbotiella cheekii. De grande porte, ela é responsável por formar o estrato superior das florestas, isto é, as coberturas de dossel. A planta resiste em fragmentos remanescentes de seu habitat, onde suas copas podem ser vistas ao lado de uma grande rodovia internacional. Na primavera, a árvore apresenta flores de coloração rosa-choque.