Array
Notícias

Aplicativo reúne informações sobre parques brasileiros

Array
Aplicativo reúne informações sobre parques brasileiros
Crédito: divulgação MMA

Já pensou ter informações sobre as unidades de conservação do Brasil reunidas na palma da mão? Isso agora é possível com o aplicativo Parques do Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Inicialmente, a plataforma apresenta informações sobre 30 UCs, em português, inglês e espanhol. Novas unidades serão incluídas neste ano.

O usuário pode pesquisar a UC mais próxima ou a que deseja visitar. O aplicativo também oferece orientações sobre como chegar, atrativos – como trilhas, mirantes, cachoeiras -, o bioma da unidade, principais espécies protegidas, condições de acessibilidade, horário de funcionamento e valor de ingressos. O objetivo é incentivar a população a conhecer as áreas protegidas e, consequentemente, ajudar a preservar sua biodiversidade, evitando a degradação.

De acordo com João Paulo Sotero, diretor do Departamento de Áreas Protegidas do MMA, o Brasil possui 283 parques nacionais e estaduais. Em 2016, foram registradas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) cerca de 17 milhões de visitações às UCs brasileiras. Atualmente, há mais de 2.200 unidades no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). “Se fizermos um recorte só de parques nacionais e estaduais, temos quase 300 parques no Brasil, o que representa uma oportunidade grande de promoção do ecoturismo”, afirmou.

A plataforma é gratuita e está disponível para iOs e Android.