Notícias

Espanha anuncia matriz energética totalmente renovável até 2050

Espanha anuncia matriz energética totalmente renovável até 2050

Até 2050, a Espanha pretende suprir sua demanda por energia de forma totalmente renovável. A meta ambiciosa faz parte de um objetivo maior: reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa, em relação aos índices de 1990. A Espanha é o primeiro governo da União Europeia a se comprometer com metas que farão realmente alguma diferença em limitar o aumento da temperatura da superfície da Terra em 1,5°C, conforme compromisso assinado pelos países signatários do Acordo de Paris.

Pelos próximos dez anos, os espanhóis vão investir em uma capacidade instalada de 3 mil MW em usinas solares e eólicas, por ano. Até 2030, a expectativa é de que 70% da energia seja produzida a partir de fontes renováveis. O governo também proibirá novas licenças para perfuração e exploração de combustíveis fósseis, fracking e hidrocarboneto. Segundo reportagem do portal Conexão Planeta, 20% do orçamento federal serão destinados a medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

O processo de transição para as fontes limpas inclui o fechamento de usinas de carvão, com programas de aposentadoria para seus funcionários ou treinamento para novas funções no mercado das indústrias solar e eólica.

“O compromisso espanhol é um excelente exemplo da implementação do acordo: estabelece um plano de longo prazo, dá incentivos ao desenvolvimento de tecnologias carbono zero e se preocupa com a transição da força de trabalho”, elogiou Christiana Figueres, ex-secretária executiva da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas.

Com informações do Conexão Planeta