Array
Notícias

Ibama apreende mais de 20 mil arcos de violino fabricados ilegalmente com Pau Brasil

Array
Ibama apreende mais de 20 mil arcos de violino fabricados ilegalmente com Pau Brasil
Crédito: Ibama

O Ibama apreendeu 20.804 arcos de violino fabricados com madeira de Pau Brasil (Paubrasilia echinata), espécie ameaçada de extinção. Os agentes também recolheram 83m³ de Jacarandá da Bahia, 18m³ de Ipê e 9m³ de Pau Brasil. O material seria vendido ilegalmente no Brasil e, principalmente, no exterior. A operação Do Re Mi foi deflagrada em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Nove comerciantes e exportadoras do material apresentaram irregularidades e duas delas foram embargadas. As empresas foram autuadas por não apresentar licenças ambientais, descumprir embargos aplicados pelo Ibama e por manter em depósito madeira sem origem legal. Os agentes desmontaram uma serraria irregular e apreenderam 19 máquinas. Foram aplicados 12 autos de infração, totalizando R$9,7 milhões.

“O Jacarandá da Bahia é muito valorizado na fabricação de instrumentos como violão e guitarra. Já o Pau Brasil, na fabricação de arcos de violino”, disse a coordenadora da operação, Lidiane Ribeiro. No caso do Pau Brasil, os principais consumidores da espécie no exterior são Alemanha, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França e Japão. As espécies ocorrem no bioma Mata Atlântica.

“É fundamental que os artistas sempre se informem sobre a origem da madeira de seus instrumentos”, alertou o coordenador de Operações de Fiscalização do Ibama, Roberto Cabral Borges.

Com informações do Ibama