Notícias

Ministro do Meio Ambiente critica fusão com Agricultura

Ministro do Meio Ambiente critica fusão com Agricultura

Apenas dois dias após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, o futuro ministro da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), anunciou nesta terça-feira (30) a fusão dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, recebeu o anúncio com “surpresa e preocupação”.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (31), Duarte ressaltou que os dois órgãos são de “imensa relevância nacional e internacional e têm agendas próprias, que se sobrepõem apenas em uma pequena fração de suas competências”. “Exemplo claro disso é o fato de que dos 2.782 processos de licenciamento tramitando atualmente no Ibama, apenas 29 têm relação com a agricultura”, comentou.

Para o ministro, a fusão poderia prejudicar ambos os órgãos. “O novo ministério que surgiria com a fusão do MMA e do MAPA teria dificuldades operacionais que poderiam resultar em danos para as duas agendas. A economia nacional sofreria, especialmente o agronegócio, diante de uma possível retaliação comercial por parte dos países importadores”.

Duarte também alertou sobre o “risco de perdas no que tange a interlocução internacional” e ameaça ao protagonismo do país nos fóruns decisórios globais. “Fragilizar a autoridade representada pelo Ministério do Meio Ambiente, no momento em que a preocupação com a crise climática se intensifica, seria temerário. O mundo, mais do que nunca, espera que o Brasil mantenha sua liderança ambiental”, enfatizou.

Petição online

O anúncio da fusão dos ministérios está causando uma onda de indignação na sociedade, que já se manifesta contrariamente à decisão de Bolsonaro. Uma petição online foi criada na plataforma Petição Pública e já conta com 533.461 assinaturas. A Amda também é contra a fusão dos ministérios. Assine agora e compartilhe!