Notícias

Amda analisa propostas ambientais de candidatos ao senado por Minas Gerais

Amda analisa propostas ambientais de candidatos ao senado por Minas Gerais

Quinze candidatos disputam o cargo de senador por Minas Gerais. Por incrível que pareça, apenas Fábio Cherem (PDT) e Rodrigo Paiva (Novo) disponibilizaram, em seus sites, propostas de atuação. Meio ambiente não faz parte das sugestões de Cherem. Já o candidato Paiva explora diversas vertentes ambientais.

Ele começa a proposta afirmando que “a questão ambiental já permeia nossas vidas diariamente” e que este é um “assunto sério e deve ser tratado com responsabilidade”. O candidato propõe incentivar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), programa em que proprietários que possuem nascentes em suas propriedades recebem um valor anual para manter estas áreas preservadas. Ele também pretende estimular a economia de baixo carbono: “precisamos criar legislações que facilitem e incentivem esta transição”.

Paiva quer modernizar o licenciamento ambiental, “agilizando os processos, simplificando a burocracia e apoiando os empreendedores”. Ele também propõe incentivar a geração de energia limpa; e mecanismos de produção sustentável, “promovendo atividades como SAF (Sistemas Agroflorestais), agricultura familiar e cooperativas agrícolas”.

Sobre o descarte de resíduos, a proposta é modernizar, criando legislações que permitam ao Brasil assumir o protagonismo no setor. Acerca das unidades de conservação, ele propõe estimular a criação de RPPNs “diminuindo a burocracia e oferecendo apoio técnico por meio de órgãos do governo federal e estadual”; e criar mecanismos legislativos para destinar recursos de compensação ambiental e TACs.

Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, a ausência de propostas de atuação mantém o caráter populista e de “culto à personalidade” das eleições no Brasil. “É vergonhoso e desonesto que candidatos não apresentem formalmente proposta de atuação, mantendo a postura de que os cargos são seus e não da sociedade. Por outro lado, é triste ver que as pessoas não exigem isto e votam nos ‘discursos’ que logo serão esquecidos. A ausência do tema ambiental é também lamentável. Nenhum deles vive em Marte, onde não há água, solo, biodiversidade etc. Dependem da Terra”, afirmou.