Array
Notícias

Terça Ambiental aborda o desaparecimento das abelhas

Array
Terça Ambiental aborda o desaparecimento das abelhas

A última Terça Ambiental deste ano tem como objetivo trazer uma reflexão sobre como seria o mundo sem as abelhas. O convidado da Amda é Roberto Carlos Alves, Mestre em Gestão da Produção de Mel e Doutorando em Ciência Animal – Seleção de Linhagens de Abelhas. A Terça Ambiental será realizada no dia 2 de outubro, às 19h, no Centro de Belo Horizonte.

Os insetos são responsáveis pela polinização de mais de 70 das 100 espécies vegetais que fornecem 90% dos alimentos consumidos no planeta, segundo dados da ONG WWF-Brasil. Apesar de sua importância, as abelhas estão desaparecendo em diversas regiões do planeta.

De acordo com o presidente da Associação Paulista de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Européias (Apacame), Constantino Zara, o Brasil dispõe atualmente do segundo maior número de aviões pulverizadores, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que junto com a Europa teve nos últimos 25 anos o número de colmeias reduzido pela metade.

Substâncias presentes nos agrotóxicos atingem o sistema nervoso e digestório das abelhas, desestabilizando seus voos e deslocamentos. Quando não morrem intoxicadas, elas perdem o caminho de volta, deixando a colmeia vazia. Em casos mais graves, não conseguem se alimentar e morrem por inanição.

As abelhas também sofrem os efeitos de eventos extremos causados por mudanças climáticas, poluição do ar, desmatamento seguido pela ocupação do solo por extensas monoculturas (milho, trigo e cana), bem como técnicas para aumentar a produção de mel.

Faça agora sua inscrição!