Array
Notícias

Caravana Ambiental percorre 11 municípios de Minas Gerais

Array
Caravana Ambiental percorre 11 municípios de Minas Gerais
Crianças e professores mostram cartilhas recebidas no Carvana Ambiental / Crédito: Amda

Em 2018, a Caravana Ambiental percorreu 11 municípios de Minas Gerais. O projeto de educação ambiental itinerante da Amda consiste em apresentações teatrais e distribuição de cartilha lúdica para crianças. A iniciativa contou com parceria da Vale.

A Caravana estacionou em 38 escolas públicas mineiras, espalhadas pelos municípios de Itabira, Rio Piracicaba, Mariana, Ouro Preto, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Itabirito, Nova Lima, Brumadinho e Catas Altas, alcançando 5.656 alunos e 505 docentes.

Segundo Marta Silveira, coordenadora do projeto, foram 47 apresentações, sendo nove da peça teatral “É o Bicho!” e 38 da chamada “Nós e as Florestas”. A primeira mostra as tentativas frustradas de um caçador que enche uma mala de bichos, mas é descoberto pela polícia ambiental.

A segunda peça, “Nós e as Florestas”, apresenta um incendiário tentando queimar uma floresta, mas ele também é detido pela polícia ambiental. Em ambas, a participação e envolvimento emocional do público infantil são hilariantes. As crianças ficam ansiosas, gritam, pedem prisão do caçador e do incendiário e aplaudem a polícia. As cartilhas apresentam pequenos textos e atividades sobre os respectivos temas e diversas opções de jogos.

“É de impressionar a diferença entre as escolas: muitas paupérrimas, outras bem estruturadas, e a quase nenhuma disponibilidade de material didático, principalmente sobre meio ambiente. Em compensação, o interesse dos professores e alunos pelo tema é alentador”, disse Silveira.

Caravana Ambiental

Em outubro de 2011, Amda e Vale inauguraram, na cidade de Ouro Preto, a Caravana Ambiental. O objetivo do projeto é levar informações para criar consciência ecológica e mudanças de comportamento positivas em relação ao cuidado e à proteção do meio ambiente através do teatro. As atividades acontecem em escolas públicas municipais e estaduais tendo como público-alvo seus alunos e servidores.

Em quase sete anos, a Caravana percorreu 23 municípios de Minas Gerais, incluindo seus distritos: Ouro Preto, Belo Horizonte (Olhos D’Água e Pilar), Nova Lima, Catas Altas, Itabirito, Brumadinho, Raposos, Belo Vale, Congonhas, Rio Acima, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serro, Guaraciaba, Itabira, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e Mariana. Mais de 62 mil pessoas foram alcançadas com o projeto.