Array
Notícias

Tartaruga exótica corre risco de desaparecer

Array
Tartaruga exótica corre risco de desaparecer
Tartaruga Mary River (Elusor macrurus) /Crédito: Chris Van Wyk /ZSL/AFP

A Mary River (Elusor macrurus), uma das tartarugas mais exóticas e ameaçadas do mundo, corre risco de desaparecer do sudeste de Queensland, na Austrália. O motivo seria a degradação de seu habitat, provocada pela construção de represas e a popularização do réptil como animal de estimação. O anúncio foi feito pela Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) em abril deste ano.

Conhecida pelo visual peculiar, conferido pelas algas que se prendem ao topo de sua cabeça, Mary River também possui fisiologia única. Ela consegue ficar debaixo d’água por até três dias, devido às suas genitálias, capazes de filtrar o oxigênio da água.

A tartaruga também possui vantagens evolutivas. Enquanto os seres humanos se diferenciaram de seus ancestrais há 10 milhões de anos, a espécie se distinguiu de seus parentes mais próximos há 40 milhões de anos.

Endêmica do rio Mary, as populações do réptil estão em declínio desde 1970. Como demoram a atingir a maturidade sexual, as chances de perpetuação da espécie são ainda menores. Nas décadas de 70 e 80 a tartaruga se popularizou como animal de estimação, por isso, seus ovos são muito cobiçados pela indústria dos pets, aumentando sua vulnerabilidade.

Mary River é a 30º colocada da lista das 100 espécies de répteis em extinção da Edge of Existence, programa de preservação da ZSL.