Array
Notícias

Projeto inédito no país transforma lixo em energia no sul de Minas Gerais

Array
Projeto inédito no país transforma lixo em energia no sul de Minas Gerais
Planta do empreendimento / Crédito: Furnas

Estão a todo vapor as obras da iniciativa que irá converter lixo em energia elétrica em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais. O intuito é reaproveitar as 40 toneladas de resíduos sólidos produzidas diariamente pela cidade, além de adequar o aterro sanitário municipal à legislação vigente, eliminando a contaminação do solo e lençóis freáticos pelo chorume produzido pelos resíduos. A primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia do país terá capacidade para produzir um megawatt-hora (MWh) de energia, cerca de 25% da demanda do município.

O lixo passará por etapas de separação de metais, trituração e secagem. Esses processos darão origem ao Combustível Derivado de Resíduo (CDR), que ao passar por um reator termoquímico dará origem a um gás. Este, por sua vez, será responsável por gerar vapor e produzir energia elétrica. Trata-se de um processo termoquímico que ocasiona a quebra química dos resíduos. Por não haver oxigênio, não há queima.

Para Nelson de Araújo dos Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento de Furnas, empresa realizadora do projeto, a tecnologia empregada é bastante diferente da incineração. “As emissões atmosféricas são muito baixas, sendo uma tecnologia de fácil compreensão, permitindo a destinação completa dos resíduos sólidos urbanos de uma maneira geral”, explicou.

O projeto

A iniciativa é fruto de parceria entre a subsidiária da Eletrobrás, Furnas, a Carbogas Energia e a prefeitura de Boa Esperança. A Carbogas é a desenvolvedora da tecnologia e o executivo municipal cedeu uma área de quase 8 mil metros para instalação da usina. Com investimento de R$ 32 milhões, o projeto já está em sua segunda fase: as obras. A primeira etapa, de estudos e testes, foi realizada em uma planta experimental em Mauá, no interior de São Paulo.

Na segunda fase também será avaliada a viabilidade comercial e ambiental, para atestar os impactos ao ambiente e os custos da produção. A princípio, a energia será utilizada apenas em prédios públicos do município. Se o projeto obtiver êxito em todas as etapas, a expectativa é que a energia seja transmitida pela rede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).