Array
Notícias

Reaproveitar plástico dos oceanos é a aposta da Adidas

Array
Reaproveitar plástico dos oceanos é a aposta da Adidas
O tênis sustentável é inspirado nas ondas do mar/ Crédito: Adidas

A Adidas pretende utilizar plástico retirado dos oceanos em todos os seus produtos até 2024. O anúncio ocorreu depois do sucesso de vendas de um tênis produzido com plástico reciclado. Em 2017, a empresa vendeu 1 milhão de pares. Para este ano, estima-se que sejam comercializados 5 milhões de calçados sustentáveis.

O tênis foi desenvolvido em parceira com a ONG norte-americana Parley for the Oceans. A missão da Adidas com a Parley é coletar e reciclar plásticos oceânicos para permitir uma cadeia de suprimentos totalmente sustentável, não apenas para sua própria marca, mas para todos os interessados.

Os primeiros modelos produzidos foram inspirados no clássico esportivo Ultraboos. Neles foram gastas cerca de 10 garrafas de plástico, para cada exemplar, retiradas dos mares. O modelo, com design inspirado nas ondas do mar, é formado 95% por plástico retirado dos oceanos e 5% por poliéster reciclado. A tecnologia empregada ao processo de costura do tênis faz com que a produção gere muito menos resíduos do que os modelos tradicionais.

A Adidas também lançou uma linha de roupas de banho feita da mesma matéria-prima utilizada nos sapatos. O tecido, fabricado pela empresa italiana Aquafil, é chamado de Econyl.