Array
Notícias

Brasil é o oitavo país do mundo com maior capacidade de produção de energia eólica

Array
Brasil é o oitavo país do mundo com maior capacidade de produção de energia eólica
A produção de energia eólica no Brasil começou em 1992

O Brasil assumiu a oitava posição no ranking mundial de capacidade instalada em usinas eólicas, medido pelo Global World Energy Council (GWEC). Atualmente a capacidade de energia do país é de 12,76 gigawatts (GW), contra os 12,39 do nono colocado, o Canadá. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o montante gerado pelas eólicas já é equivalente ao consumo médio de cerca de 24 milhões de residências por mês.

O volume de energia gerado pelos ventos é quase o mesmo obtido pela maior hidrelétrica brasileira, a Itaipu, capaz de produzir 14 GW. No ano passado, duas novas usinas aumentaram a capacidade brasileira em 2 GW, fazendo com que o país ficasse na sexta colocação na lista de expansão anual do potencial eólico. O crescimento da modalidade no Brasil diminuiu o ritmo nos últimos dois anos, com a queda no número de concessões. Mas considerados todos os leilões realizados, até 2023 a previsão é de que o país terá cerca de 19 GW instalados.

“Em construção ou já contratados há mais 4,8 GWs, divididos em 213 parques eólicos que serão entregues ao longo dos próximos anos”, declarou a presidente da Abeeólica, Élbia Gannoum. De acordo com ela, hoje já são 500 parques eólicos que abastecem 11% do país e mais de 60% do Nordeste na época chamada de “safra dos ventos”, que acontece de junho a novembro.

Lideram o ranking de produção de energia eólica os estados do Rio Grande do Norte (3,7 GW); Bahia (2,5 GW); Ceará (1,9 GW) e Rio Grande do Sul (1,8 GW). Em Minas Gerais não há produção da modalidade atualmente, apesar de haver potencial de 39 MW, segundo dados da Companhia Energética do Estado (Cemig). A Serra do Espinhaço, na região norte do estado, é apontada como o local com melhores condições para a produção, mas o relevo montanhoso dificulta a instalação de parques eólicos.

No ranking global, a China é campeã, com 188,23 GW de capacidade eólica instalada; logo atrás vêm os Estados Unidos, com 89,07 GW; depois Alemanha, com 56,13 GW; seguida da Índia, com 32,84 GW; Espanha, com 27,17 GW; Reino Unido, com 18,87 GW; e França, com 13,75 GW.