Array
Notícias

Extinção de uma espécie pode comprometer todo ecossistema

Array
Extinção de uma espécie pode comprometer todo ecossistema
Crédito: Amda

Em recente artigo publicado na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS, sigla em inglês), cientistas mostraram como o desaparecimento de algumas espécies pode provocar a extinção de outras, devido à interação que possuem dentro do ecossistema. Em ambientes com menor biodiversidade, a probabilidade das extinções em efeito cascata é ainda maior.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, a perda inicial de uma espécie pode provocar um colapso nas outras, pois com a ausência de um indivíduo, outros podem ficar sem alimento ou sem predadores, gerando um desiquilíbrio populacional. Também é possível que uma extinção não cause extinções secundárias imediatas, mas, a longo prazo, reduza a biodiversidade da região.

Para comprovar a hipótese, pesquisadores reproduziram uma cadeia composta por insetos herbívoros e plantas. Ao retirarem uma espécie de vespa do sistema, outras do mesmo nível trófico na cadeia alimentar também desapareceram. “Nossos resultados demonstram que a perda de biodiversidade pode aumentar a vulnerabilidade dos ecossistemas a extinções secundárias que, quando acontecem, podem levar a uma simplificação que termina em extinções catastróficas”, explicou Dirk Sanders, líder do estudo.

Outro exemplo citado pelos acadêmicos foi como a ausência de predadores pode interferir até no desaparecimento de espécies não predadas por eles. Com a carência de lobos (predadores) em determinada localização, a população de sua principal presa, os cervos, aumenta significativamente. Esse acréscimo culmina no desaparecimento de coelhos e insetos, pois os cervos expandem seu território e passam a disputar a vegetação com essas espécies, de natureza menos competitiva.

Para os pesquisadores, o estudo serve como mais um alerta sobre a perda de biodiversidade do planeta. “As interações entre espécies são fundamentais para a estabilidade de ecossistemas. E como as espécies estão interconectadas por múltiplas interações, impactos em uma espécie podem afetar outras também”, destaca Sanders.