Notícias

Atraso do salário dos guarda-parques do Estado completará três meses no final de março

Funcionários de diversos parques do Estado de Minas Gerais ainda aguardam o pagamento da segunda parcela do 13º e dos salários de janeiro e fevereiro. A empresa responsável pelo pagamento é a Cristal, terceirizada pelo Estado. Procurada pela Amda, a empresa afirmou que espera que a situação seja regularizada até a próxima semana, mas que não tem garantias que isso realmente acontecerá.

Antônio Teixeira, analista de contratos da Cristal, explicou que o Estado liberou o recurso para o pagamento, que ainda não foi realizado exclusivamente por pendência da empresa. Teixeira explicou também que em setembro de 2015 a Cristal entrou com um pedido de desmembramento de um parcelamento do INSS, junto à Receita Federal. Segundo ele, como o processo caminhou devagar, a Certidão Negativa de Débito da empresa venceu, e não foi possível renová-la.

“Sem a apresentação da Certidão Negativa de Débito atualizada, o Estado não consegue fazer o empenho para pagamento à Cristal (embora os recursos já estejam disponíveis), e por consequência não conseguimos pagar os salários”, explicou.

Se o estado romper com a empresa, será preciso realizar uma nova licitação, que, segundo informações do IEF, demanda entre dois e três meses. Depois, é ainda preciso mais alguns meses para recontratação dos guarda-parques.