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Belo Horizonte começa a testar ônibus sustentáveis na próxima semana

Belo Horizonte começa a testar ônibus sustentáveis na próxima semana
Credito: Divulgação/Viação Torres

A capital mineira começa a trilhar o caminho da sustentabilidade nos transportes urbanos. Coletivos 100% elétricos começarão a circular pela cidade na próxima semana. Belo Horizonte volta a ter circulação de veículos elétricos após 43 anos, quando o transporte urbano era feito por bondes ligados à rede de energia.

O ônibus K9, produzido pela empresa chinesa BYD, está na capital desde novembro, mas teve que sofrer alterações para cumprir normas de documentação. Estão sendo feitos os últimos ajustes, como a instalação da cadeira do cobrador, da catraca e do validador de cartão BH Bus, para serem iniciados os testes. O veículo é alimentado por baterias de fosfato de ferro e tem autonomia de 250 quilômetros, garantindo taxa zero de emissão de gases poluentes.

A primeira linha a receber a inovação será a 5503 A, que liga o bairro Goiânia, na Região Nordeste, ao centro da capital. Durante os trajetos , que serão feitos com passageiros como nos veículos convencionais, serão realizadas medições de gastos, conforto, autonomia, entre outros quesitos.

Compartilhamento

Recentemente, a empresa mineira Compact Moby apresentou um projeto de carros para uso compartilhado, um sistema semelhante ao Bike BH, bicicletas que podem ser alugadas por meio de aplicativos.

O Compact Moby terá uma frota de até 50 veículos, alojados em estações espalhadas por BH. Para retirar o carro, o motorista deverá fazer check-in e mostrar a carteira de habilitação na estação. Para dar a partida, é necessário um código que o usuário receberá por mensagem de texto no celular. A rede de estações será estabelecida em pontos estratégicos, para incentivar os motoristas a deixarem os carros particulares em casa. O custo do serviço ainda está em estudo.

Os carros elétricos têm autonomia de cinco horas ou 100 quilômetros e transportam uma pessoa por vez. Além da sustentabilidade, este é um processo que pode contribuir com a mobilidade urbana por se tratar de um veículo pequeno. “Atualmente a taxa de ocupação dos carros é de 1,4 pessoa por carro e em 90% do tempo é de 1 pessoa. Ou seja, um veículo que ocupa uma área média de 10 m2, transporta uma pessoa. A nossa ideia é melhorar essa relação e aumentar a disponibilidade infraestrutura existente, além de reduzir a emissão de gases tóxicos”, comenta Danilo Prado, diretor da Compacty Moby, em entrevista ao Portal Vrum, do jornal estado de Minas.

O projeto já é uma realidade em Paris, Recife e Curitiba.