Array
Notícias

Blumenau proíbe venda e produção do foie gras

Array
Blumenau proíbe venda e produção do foie gras
Técnica para produção do foie gras provoca dor e ferimentos nos animais / Crédito: iStock by Getty Images

Vitória para os animais. Blumenau é a terceira cidade do Brasil a proibir a produção e venda do foie gras, fígado de pato ou ganso, uma iguaria típica da culinária francesa. O anúncio foi feito no último dia 27.

A técnica utilizada para produção é extremamente cruel. Durante 17 dias seguidos, as aves são superalimentadas por um funil de mais de 40 centímetros inserido violentamente em suas gargantas. Esse processo faz com que o fígado aumente, em média, sete vezes em relação ao tamanho normal. A introdução do tubo provoca dolorosas contusões, lacerações, feridas ou ruptura de órgãos.

A Humane Society Internacional, uma das maiores organizações de proteção animal do mundo, celebrou a medida. “Nós parabenizamos o prefeito e os vereadores de Blumenau por se posicionarem contra tal crueldade, e esperamos trabalhar com mais governos no Brasil para aprovar leis semelhantes”, disse a gerente de políticas alimentares no Brasil, Sandra Lopes.

Mais de uma dúzia de países proibiu a produção de foie gras, incluindo Alemanha, Israel e Polônia. No início deste ano, as cidades de São Paulo e Sorocaba também baniram a venda e a produção da iguaria.