Array
Notícias

Rodrigo Amaral fala sobre as Áreas Protegidas no Quadrilátero Ferrífero na Terça Ambiental da Amda

Array
Rodrigo Amaral fala sobre as Áreas Protegidas no Quadrilátero Ferrífero na Terça Ambiental da Amda
Crédito: Júlia Mól

Rodrigo Amaral, mestre em Solos e Ecossistemas Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), acompanhado de técnicos de sua equipe, realizou no dia 7 deste mês, na Terça Ambiental da Amda, apresentação interativa em 3D das Áreas Protegidas da Vale no Quadrilátero Ferrífero.

Rodrigo, atual responsável pela Gerência Geral de Meio Ambiente da Vale, sobrevoou, através de aparelho multimídia 3D, as Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) da empresa, contando a importância e principais ocorrências de fauna e flora das unidades.

“Essa ferramenta multimídia é muito importante. Com ela é possível visualizar detalhes de cada área, entrar em cavernas e ver até as rachaduras das rochas. Essa tecnologia faz com que uma pessoa que tenha dificuldades de locomoção consiga se sentir em todos estes lugares, vendo todos os detalhes.”

Para que as paisagens estejam sempre condizentes com a realidade, Rodrigo conta que as imagens do programa são atualizadas anualmente.

Através de visão aérea, Amaral mostrou como as RPPNs são importantes dentro das respectivas bacias onde estão inseridas, e como integram proposta de conectividade entre as áreas protegidas, formando malha de corredores ecológicos, fundamental para a proteção da biodiversidade regional.

Amaral ainda destacou que todas as áreas protegidas da Vale recebem proteção de combate a incêndios, construções de aceiros e cercas, e que as atividades de mineração desenvolvidas pelo conjunto de empresas que atuam na região ocupam apenas 2,6% do Quadrilátero Ferrífero.