Array
Notícias

Estados da Mata Atlântica se comprometem a zerar desmatamento ilegal até 2018

Array

Secretários de Meio Ambiente de 15 dos 17 Estados da Mata Atlântica assinaram a carta conjunta ‘Nova História da Mata Atlântica’, documento articulado pela Fundação SOS Mata Atlântica em que se comprometem a ampliar a cobertura florestal nativa e a zerar o desmatamento ilegal no bioma até 2018. O documento foi divulgado no dia 30 de junho, no jornal Folha de São Paulo.

A publicação destaca que é de extrema importância a implementação dos Planos Municipais da Mata Atlântica como um dos instrumentos que colocarão todos os remanescentes dessa floresta sob proteção nos 3.429 municípios abrangidos pela lei.

Adriana Ramos, Diretora Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participou do encontro que deu origem ao documento e afirmou que Minas Gerais está comprometida com a meta de zerar o desmatamento ilegal no estado até 2018. Segundo Adriana, a proposta inicial da SOS Mata Atlântica era de zerar o desmatado do bioma, mas as secretárias de Meio Ambiente questionaram a meta, e propuseram alteração para acabar apenas com o desmatamento ilegal.

A diretora também afirmou que para cumprir a meta está sendo realizada reestruturação do Sisema (Sistema Estadual de Meio Ambiente), que será concluída até a próxima semana, com o objetivo de atribuir competências para as diretorias, a fim de traçar um plano de ação estratégico de controle, combate e fiscalização do desmatamento.

“Já saímos do primeiro lugar do ranking de desmatamento do Bioma no país, e a tendência é que o quadro diminua ainda mais. Nosso objetivo é alcançar a meta antes de 2018, prazo estipulado pelo documento.”, afirmou.

Assinaram o documento os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe. Goiás e Mato Grosso do Sul não assinaram, mas ainda podem aderir ao documento.

Leia a carta na integra