Array
Notícias

BNDES e Sabesp assinam contrato para ligar Paraíba do Sul ao sistema Cantareira

Array

Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) assinaram na última quinta-feira (25) contrato de financiamento para as obras que vão ligar as represas Jaguari – bacia do Paraíba do Sul – e Atibainha – bacia do Sistema Cantareira. A obra custará R$ 830 milhões. O BNDES vai financiar R$ 747,4 milhões.

De acordo com Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, com as obras, a capacidade de reservas das duas represas dobrará, passando de 1 bilhão de metros cúbicos por segundo para 2,1 bilhões. Na avaliação de Alckmin, a transposição diminuirá a “vulnerabilidade” dos sistemas. “Com os dois reservatórios integrados, isso se torna uma via de mão dupla. São 20 quilômetros de obras, sendo 13 quilômetros de adutoras e seis quilômetros de túneis. Esta é uma obra importante e no dia 29 vai ser a abertura da última fase, o pregão eletrônico. Se não tiver nenhum problema jurídico, partiremos, então para a assinatura do contrato. É uma obra estruturante e preparada para 2017”, disse o governador.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que o governo tem “tranquilidade relativa” quanto ao fornecimento de água no estado. Segundo ele, isso se deve às incertezas sobre a quantidade de chuva que haverá em São Paulo este ano. “A tranquilidade sempre é relativa em relação à questão pluviométrica. Não existe certeza em relação a volume de chuva. A tranquilidade relativa é porque temos um fato concreto, que é o ano de 2014, um dos piores na história de São Paulo. Se tivermos 80% [das chuvas registradas em 2014], portanto um ano pior do que 2014, mesmo assim vamos conseguir atravessar 2015”, disse Kassab.

Com informações do G1