Array
Notícias

Paisagens mineiras se transformam em páginas de livros

Array

Os fotógrafos mineiros João Marcos Rosa e Léo Drummond lançaram nesta segunda, dia 29 de março, seus livros de estréia, ambos dedicados ao registro da natureza e da interação humana com a mesma. O evento, que acontece a partir das 19h no Museu Histórico Abílio Barreto, apresenta ao público as obras Beira da Estrada, de Drummond, e Harpia, de Rosa.

Para produzir Beira de Estrada, Leo percorreu um roteiro de 25 mil quilômetros pelas estradas mineiras, em busca de flagrantes que captassem o cotidiano dos moradores, bem como a diversidade natural dos entornos das rodovias. Brincando com as nuances de luz, proporcionadas pelo excesso de luminosidade do sol a pino, e a falta dela no cair da noite, o fotógrafo retrata a arquitetura, a ação humana e a jornada dos animais, mortos em grandes quantidades nas estradas mineiras.

Em Harpia, João Marcos realiza um detalhado registro do ciclo de vida da maior das águias das Américas, que pode medir até 2,2 metros da ponta de uma asa à outra. As imagens revelam o habitat natural, a reprodução, a caça da espécie, além do trabalho de pesquisa de biólogos sobre a população das aves, que encontra-se em situação de risco.

Os textos do livro são assinados por Frederico Drumond, Tânia Sanaiotti e Roberto Azeredo e falam da situação da Harpia no Brasil e da relação do homem com as aves.

* Com informações do Estado de Minas