Array
Notícias

Desmatamento: Brasil no topo do ranking

Array

A derrubada de florestas no mundo caiu 19% nesta década em relação aos anos 1990. Os dados são da FAO, órgão para a agricultura da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil, que também registrou uma queda nesse período, passou de 2,9 milhões de hectares anuais desmatados para 2,6 milhões nos anos 2000, ainda lidera o ranking do desmatamento entre os países que mais desmatam.

A entidade apresentou na última quinta-feira um estudo sobre a cobertura florestal no mundo e revelou que, em apenas dez anos, uma área de floresta do tamanho de dois Estados de São Paulo desapareceu no país. A Indonésia, outra campeã da lista, registrou uma diminuição ainda maior que o Brasil, passando de 1,9 milhão para 500 mil hectares. A América do Sul é apontada como a maior responsável pela perda de florestas do mundo, com cortes anuais de 4 milhões de hectares. A África vem em seguida, com 3,4 milhões de hectares/ano.

Essa é a primeira vez que se registra uma queda na perda de cobertura vegetal desde 1946, quando a FAO começou a produzir a Avaliação Global de Recursos florestais, publicado a cada cinco anos. Para o órgão, as reduções no desmatamento no Brasil e na Indonésia, além dos esforços de reflorestamento na China contribuíram para o resultado.

* Com informações da Folha de S.Paulo