Array
Notícias

Carvão ilegal gera multas de R$ 1,3 milhão

Array

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) deu início nessa segunda-feira (22/03) a Operação Corcel Negro, cujo objetivo é combater o comércio ilegal de carvão de mata nativa em 14 estados, incluindo Minas Gerais. Até quinta-feira (25/03), foram lavrados sete autos de infração, totalizando R$ 1,3 milhão em multas, e mais de 4 mil metros cúbicos de carvão (volume que equivale a 80 caminhões de lenha) foram apreendidas.

Os alvos da "Corcel Negro" se espalham por 14 Estados: Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Nas primeiras 48 horas, os agentes do Ibama já confirmaram fraudes no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais do Pará (SisFlora) em 14 empresas. Juntas, elas incluíram mais de 600 mil m³ de carvão em créditos falsos no sistema de controle estadual.

O maior fraude até o momento, segundo o Ibama, ficou por conta de uma carvoaria em Murumuru, em Marabá, no sudeste do Pará. Na cidade existe um polo siderúrgico, onde há grande consumo de carvão vegetal. A empresa de fachada havia incluído no SisFlora saldo de 1,3 mil toneladas de matéria prima para produção de carvão. Mas durante a vistoria da Corcel Negro na sede da empresa, o Ibama encontrou um volume irrisório, inferior a 200 quilos.

*Com informações do Portal G1