Array
Notícias

Água, desperdício versus racionamento

Array

A edição deste mês do jornal institucional da Amda, "Ambiente Hoje", reforça a importância do consumo consciente da água. A matéria, assinada pela repórter Cássia Miranda, revela que o desperdício ainda é um grande problema. Segundo o jornal, das 27 capitais brasileiras, 15 perdiam metade da água que produziam em rompimento de tubulações, vazamentos de adutoras e ligações clandestinas.

O jornal ouviu especialistas e profissionais que lidam diretamente com o problema. De acordo com o Superintendente Adjunto de Gestão de Energia da Copasa, Marcelo Gaio, "a Copasa mantém programas permanentes de fiscalização, que detectam ligações clandestinas, atuam na substituição de redes velhas e manutenção de hidrômetros, além de investir em pesquisas sistemáticas para detectar vazamentos que não afloram à superfície. "A manutenção", garante ele, "é um procedimento sistêmico da empresa".

O jornal também vai mostrar alguns bons exemplos entre o setor industrial. De acordo com o "Ambiente Hoje", a indústria tem procurado reduzir o consumo e o desperdício através de programas de redução, reuso e captação de água da chuva. A publicação ouviu o Gerente de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Walter Soares. De acordo com ele, " empresas de diversos segmentos e diferentes portes estão investindo em tecnologia para reduzir o consumo".