Array
Notícias

Mineradoras ameaçam qualidade da água em Pains

Array

O secretário municipal de Meio Ambiente da cidade de Pains, Mário Oliveira, disse nesta quarta-feira (17/03), ao jornal Hoje em Dia, que a atuação das mineradoras na cidade tem colocado em risco a qualidade e o fornecimento de água para os mais de oito mil habitantes do município.


"Desde 2005, estamos lutando com as mineradoras para que se conscientizem dos prejuízos ambientais que estão causando. Estudos apontam que a detonação de explosivos tem danificado o lençol freático, e, como a coleta de água é feita em um único ponto, uma rachadura no subsolo poderia comprometer por definitivo o abastecimento de água na cidade", disse ele.


De acordo com o secretário, ainda existe a preocupação com o desmatamento desenfreado e a destruição de sítios arqueológicos com mais de dois mil anos de idade. Pains possui 804 cavernas e é considerada a cidade com o maior número de cavidades naturais subterrâneas conhecidas no país, com uma média de duas cavidades por quilômetro quadrado.


Conforme o "Hoje em Dia", estudos realizados pelo Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, e pelo Ibama, apontam que a extração irregular poderá esgotar a reserva hídrica municipal em pouco tempo.


*Com informações do "Hoje em Dia"