Array
Notícias

Lista suja para o Cerrado

Array

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem, em Brasília, os principais pontos do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). Entre as medidas que deverão ser tomadas após a assinatura do decreto, está a elaboração de uma lista de municípios que mais desmatam o bioma.


De acordo com o ministro, o objetivo é cancelar a emissão de novas licenças de desmatamento para esses municípios que serão monitorados. Outra iniciativa será desenvolver nesses lugares atividades produtivas sustentáveis.


O plano ainda prevê a fixação de prazo para que a indústria substitua o carvão de mata nativa pelo originário de florestas plantadas ou de áreas de manejo florestal.


O ministério propõe que a média de 14 mil hectares devastados no cerrado entre 2003 e 2008 caia para 8.500 hectares na média entre 2009 e 2012, e não mais 2020.


"Chegar a 8.500 [hectares] em 2020 é um absurdo, quase metade do cerrado já foi para o brejo. Esse ritmo vai inviabilizar alguns ecossistemas, algumas espécies, algumas fontes hídricas", disse Minc. Sobre a lista suja, o ministro comentou:"Alguma chiadeira vai ter, mais isso faz parte",


De acordo com a edição de hoje do "Estado de Minas", "o bioma ocupa quase um quarto do país, abrangendo área de 212 milhões de hectares (24% do território nacional), em 12 estados (Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná)".

* Com informações do Estado de Minas