Array
Notícias

Fórum Florestal Mineiro se reúne na Amda

Array

Na última quinta-feira, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente recebeu a sexta reunião do Fórum Florestal Mineiro. Representantes do setor ambiental e produtivo estiveram presentes. Entre eles, Cenibra, Arcelor Mittal, Gerdau Aços Longos, Siderúrgica Alterosa, ONG Valor Natural, Fundação Biodiversas e Conservação em Terras Privadas da The Nature Conservancy (TNC). Na pauta, a apresentação das atividades da Cenibra e da ONG Valor Natural.


A presidente da Valor Natural, Gisela Herman, abriu o encontro e contou um pouco da história da instituição. A ONG foi criada em 2004 e tem como missão "a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros".


Gisela comentou que os processos ecológicos são muito pouco conhecidos, "ninguém sabe quais são e quantas são as espécies necessárias para sustentar a vida na Terra, por isso, é preciso trabalhar com o princípio da cautela".


Segundo ela, as áreas estratégicas adotadas pela Valor Natural são: planejamento, gestão, capacitação, promoção de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos, participação em coletivos voltados para conservação.


Cenibra

O representante da Cenibra, Jacinto Moreira, ressaltou a preocupação da empresa com o meio ambiente. Segundo ele, 102. 601 ha são de áreas protegidas, mapeadas e classificadas de acordo com estágios de regeneração, classes, tamanhos e conectividade. O representante da Cenibra ainda informou que estudos contratados pela empresa mostraram existência de 285 espécies de aves, 39 de mamíferos de médio e grande porte, sendo 21 espécies ameaçadas de extinção.


"De 2002 até agora foram plantadas 350.000 mudas de árvores nativas para recuperação ambiental, sendo 40 espécies diferentes. A cada ano 300 ha são trabalhados, priorizando margens de cursos d`´agua. A colheita não tem impactos significativos sobre a fauna, pois sendo feito de forma rotativa, garante que não se desnudem grandes áreas", afirmou.