Notícias

O céu é o limite

O caderno "Turismo" dessa terça-feira, do jornal "Estado de Minas", trouxe uma matéria com o biólogo e ex-funcionário da Amda, Gustavo Pedersoli. Gustavo participa do grupo Ecoavis – Ecologia e Observação de Aves, que existe desde outubro de 2008. O grupo já conta com 120 integrantes.

"Fazemos também encontros anuais em locais um pouco mais distantes, porém com todo o planejamento prévio. Nos dois anos de existência os encontros ocorreram na RPPN Serra do Caraça, nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, com grande adesão dos associados", disse ele ao jornal.

Ao jornal, Pedersoli disse que dados estatísticos comprovam o crescimento, em grande escala, da observação de aves e da vida natural no Brasil e no mundo nos últimos anos. "As recentes preocupações com a necessidade da preservação do meio ambiente e do contínuo trabalho de conservação executado por grandes instituições sociais e ambientalistas tem despertado cada vez mais os olhares da sociedade para a vida natural, a vida do planeta da qual somos parte integrante".

Segundo ele, "a observação de aves, além de bastante aprazível por proporcionar a contemplação de belezas naturais incríveis possibilita o contato direto com as belezas naturais, o que nos faz sentir que somos apenas parte integrante do todo, criando relações de respeito com o meio ambiente e tudo aquilo que nos cerca. Outro aspecto que merece destaque é que conhecemos muito pouco do que está ao nosso redor, muitas vezes por falta de observar com um pouco mais de atenção. Dados impressionantes revelam existir cerca de 300 espécies de aves no município de Belo Horizonte e muitos se surpreendem quando se deparam com mais de 50 delas em sua própria rua, podendo ser apreciadas da varanda de casa ou da própria janela do quarto".

Os encontros entres os membros do grupo são marcados pela internet. O calendário anual dos passeios para 2010 ainda não está concluído, mas em breve será disponibilizado para os membros do grupo e interessados, avisou Pedersoli.


*Com informações do Estado de Minas