Notícias

Piscinas naturais são atração entre os foliões de Diamantina

Parque Estadual de Biribiri é um dos mais procurados

Mesmo os foliões mais animados precisam, em algum momento, descansar para encarar o restante do carnaval. Nessas horas, o povoado de Biribiri, que fica dentro do Parque Estadual de mesmo nome, tem sido um dos destinos mais procurados.

Distante a 18 km de Diamantina, o parque ocupa uma área de 20 mil hectares e é formado por cachoeiras e várias nascentes. As mais procuradas são as cachoeiras Sentinela e Cristais.

A cobertura vegetal nativa é composta por cerrado, campos e matas de galerias. O parque ainda abriga diversas espécies ameaçadas de extinção como, por exemplo, o lobo-guará e a onça-parda.

Além das inúmeras belezas naturais, o lugar abriga importantes registros da indústria têxtil mineira. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), “foi nessa área que funcionou um fábrica de tecidos, criada pelo Bispo D. João Antônio dos Santos, em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do Estado”.

Em Biribiri, “os descendentes dos proprietários da fábrica contam histórias sobre os suntuosos degraus da Cachoeira dos Cristais, cujas rochas teriam sido cortadas com talhadeiras pelos proprietários da época, à procura de diamantes”.

A administração do parque informa que está tendo muito trabalho devido a quantidade de turistas. Centenas de carros formam filas na estrada de terra que dá acesso às cachoeiras. Diamantina recebeu mais de 40 mil pessoas neste carnaval.

*Com informações do Hoje em Dia e Instituto Estadual de Florestas (IEF)