Array
Notícias

Carnaval em meio à natureza

Array

Parque Estadual do Ibitipoca é opção para quem procura sossego e tranqüilidade

Para os foliões que procuram belas paisagens e muito verde, o Parque Estadual do Ibitipoca, distante a 240 km de Belo Horizonte, é uma boa opção. Mas é bom ficar atento ao limite de visitações.

“Nos feriados mais movimentados, como o Carnaval, por volta de 10 horas os ingressos se esgotam rapidamente”, informa o gerente do Parque, João Carlos Oliveira. O limite para visitas é de até 800 pessoas.

No Parque, também é possível acampar. Para isso, será cobrada uma taxa de R$ 20 reais por pessoa. O Ibitipoca também oferece estrutura de banheiros e um restaurante que serve refeições como almoço, lanches e café da manhã. O limite é de 15 barracas por dia, com vencimento da diária ao meio-dia. Já aqueles que apenas passarão o dia dentro da Unidade, a taxa é de R$ 15 reais com meia-entrada para estudantes.

Durante esse período, a administração do Parque contará com o apoio do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais.

Como chegar: Seguir em direção a Juiz de Fora pela BR-040 e entrar no trevo de acesso à BR267, prosseguindo em direção a Lima Duarte. Para chegar ao Distrito de Conceição de Ibitipoca são mais 27Km de estrada de chão e, de lá, mais 4 Km até a portaria do parque. Distância de Belo Horizonte: 241Km.

Contato: peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br

Telefone: (32)3281-1101

Parque do Ibitipoca

Um dos principais destinos de ecoturismo do estado de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca conta com quase 1500 hectares de área. No moderno Centro de Visitantes, é possível acompanhar de forma interativa informações sobre a fauna, flora, recursos hídricos e paisagens locais. Dentre as principais atrações destacam-se a Ponte de Pedra, a Janela do Céu, além de mirantes, das 14 grutas, cachoeiras e lagos formados pelas águas cristalinas dos rios do Salto e Vermelho.

No Parque do Ibitipoca existem orquídeas e bromélias que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta, com algumas espécies ameaçadas de extinção. A fauna também é rica, contando com espécies como a onça- parda, o lobo-guará e o primata guigó. Podem também ser encontrados na unidade os macacos barbado e sagui, e as aves papagaio-do-peito-roxo e andorinhão-de-coleira, entre outros. Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a “Hyla de Ibitipoca”, que foi identificada pela primeira vez na região.