Array
Informações Ambientais

Cinco maneiras de ajudar as abelhas em casa

Array
Cinco maneiras de ajudar as abelhas em casa

As abelhas são fundamentais para o equilíbrio ambiental e para a vida humana. Sem elas, a humanidade não ficaria apenas sem mel e flores, correria o risco de ficar sem comida, pois a maioria das fontes de alimento dependem da polinização destes insetos.

Apesar da importância, as abelhas estão morrendo devido ao uso o intenso de agrotóxicos nos cultivos, mudanças do clima e expansão urbana, que também destroem os ambientais naturais do inseto.

No ano passado, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores em quatro estados brasileiros apenas nos três primeiros meses do ano. A situação se repete em outros países, como os Estados Unidos, cujas populações do polinizador estão em declínio acentuado.

Mas, existem maneiras de protegê-las? O que cada um pode fazer para preservar as populações do inseto? Fizemos uma lista contendo cinco ações para ajudar as abelhas que podem ser executadas sem sair de casa:

Cultive jardins

A perda de habitat contribui com o declínio de abelhas em todo o mundo. A diminuição de áreas verdes e a impermeabilização do solo faz com que a maioria dos insetos perca suas “casas” e fontes de alimento.

No caso específico das abelhas, 70% cava ninhos no solo para criar os filhotes. Por isso, manter áreas livres de pavimentação, como jardins e plantações, é uma forma de preservar locais de abrigo para espécie.

Opte por plantas nativas

Jardins são excelentes para atrair abelhas. Além de deixar o solo livre para que elas possam construir ninhos, eles possuem o que os polinizadores mais gostam: flores. Para montar um jardim ainda mais atrativo para as abelhas capriche na quantidade e diversidade de plantas.

Dê preferência às nativas, que as espécies locais já tenham o costume de polinizar. Além de agradar as abelhas, elas se adaptarão melhor ao clima da sua região. Cores e tamanhos diferentes entre as plantas também é importante, considerando que existem inúmeros tipos de abelhas, cada um com atributos físicos e preferências distintas.

Atente-se às estações do ano

Há plantas que dão flores e frutos em todas as estações, enquanto outras florescem em períodos específicos. Mas, a maior parte das abelhas trabalha e consome pólen o ano todo. Se deseja atraí-las, deixe seu jardim ou horta fartos para elas durante todas as estações do ano.

Uma dica: observe as plantas da sua casa e veja qual é o padrão de floração delas. Se no outono, por exemplo, não há nenhuma dando flores, plante outra que forneça pólen às abelhas durante esta época do ano.

Diga não aos agrotóxicos

Não adianta atrair as abelhas com belos jardins e envenená-las com pesticidas. Ao atingir as pragas agrícolas, os químicos também afetam as abelhas. Nem sempre elas morrem, mas sofrem sequelas, como diminuição da fertilidade, malformações, alterações comportamentais e disfunções hormonais.

Agrotóxicos são maléficos às abelhas e também à saúde humana, por isso a melhor alternativa é cultivar alimentos orgânicos, livres substâncias tóxicas. Para combater as pragas, mantenha a adubação em dia – assim as plantas ficam mais fortes – e use defensivos naturais à base de cebola, alho, camomila, vinagre, dentre outros.

Clique aqui e confira dicas para plantar tomatinhos orgânicos em casa!

Casa para abelhas

Já ouviu falar em “hotel” para abelhas? Estes hotéis são construções adaptadas para as espécies solitárias que não vivem em colmeias. Elas utilizam pequenos orifícios que encontram na natureza para depositar seus ovos e protegê-los.

Com o avanço do desmatamento e a destruição de seus habitats, essas abelhas estão tendo mais dificuldade em encontrar locais propícios para construção de ninhos.

Uma forma de ajudá-las é construir os hotéis nos quintais. Eles podem ser feitos de madeira e até com caixas de leite. Basta furá-las e pendurar no quintal para que as abelhas venham e terminem de construir o ninho. Caso opte por comprar, é possível encontrar os hotéis em lojas de jardinagem.