Array
Informações Ambientais

Aplicativo calcula emissão de CO2 e compensação em mudas

Array
Aplicativo calcula emissão de CO2 e compensação em mudas
Aplicativo calcula emissão de CO2 e como compensar em mudas

Quantas mudas de árvore você precisa plantar para compensar sua emissão de gases poluentes? O aplicativo CarbonZ te ajuda nesta tarefa. A ferramenta calcula o número de árvores que as pessoas e os responsáveis por indústrias ou eventos devem plantar para compensar a quantidade de gás carbônico eliminado no meio ambiente. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa GED – Inovação, Engenharia e Tecnologia.

Após baixar o aplicativo, o usuário preenche um formulário com dados sobre sua rotina, como tipo de veículo utilizado e a quantidade de água e energia elétrica consumidas por mês. Com a informação gerada pela ferramenta, o usuário tem a opção de realizar o plantio ou pagar online para que a CarbonZ faça o serviço. Neste caso, dentro de uma semana o indivíduo recebe as coordenadas geográficas de onde as mudas estão plantadas, de quais espécies são e uma foto do local. O usuário pode ir até a região do plantio e identificar a planta com a câmera do celular, de modo similar àquele realizado na caça de Pokémons.

A ferramenta está disponível para Android desde 21 de setembro do ano passado, data em que se comemora o Dia da Árvore. Segundo a empresa, em breve o aplicativo será disponibilizados também para plataforma IOS.

Ideia

O projeto foi criado por Gabriel Estevam Domingos, de 28 anos. Ele explica que a ideia surgiu da tendência seguida pelos grandes eventos de neutralizar o carbono gerado nas construções por meio do plantio.

“É uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental baseada no Protocolo de Kyoto. Isso foi feito pelos organizadores do Rock in Rio e da Olimpíada do Rio, por exemplo”, conta.

Após realizar um trabalho para um evento que seguia esta tendência, Gabriel tinha material suficiente para desenvolver o aplicativo, que foi criado em apenas três dias. “Para este evento trabalhei de maneira arcaica, usando planilhas de Excel. O ‘CarbonZ’ veio da necessidade de uma ferramenta prática para a realização do cálculo”, conta.

Baixe agora o aplicativo e neutralize suas emissões de poluentes! O meio ambiente agradece!