Array
Informações Ambientais

Aplicativo ensina usuário a cultivar horta em casa

Array
Aplicativo ensina usuário a cultivar horta em casa
Crédito: Google imagens

Estima-se que cada brasileiro consome aproximadamente cinco litros de agrotóxico por ano, fazendo do Brasil o maior consumidor do mundo. Para fugir dessas substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, cada vez mais cidadãos têm buscado produtos orgânicos. E, melhor do que comprar, é cultivar e colher os alimentos na sua própria horta.

Seja em grandes quintais ou numa pequena varanda, você pode cultivar diversas hortaliças e ter uma alimentação mais saudável. E, para te ajudar, que tal um aplicativo?

Uma startup de Portugal aproveitou a tecnologia para facilitar a vida de quem pretende desenvolver uma horta em casa. O aplicativo Plantit – Horta em Casa fornece informações e dicas práticas sobre o cultivo de rúcula, coentro, salsa ou morango. São 28 variedades de hortaliças, frutas e ervas aromáticas.

Ao clicar na planta escolhida, o usuário tem acesso a informações sobre a exposição solar, o tipo de solo e a estação do ano adequada para cultivo, além de dicas de receitas para utilizá-la.

A plataforma fornece também orientações sobre como preparar biofertilizantes, que não contêm produtos químicos, assim como métodos simples para controlar pragas.

O aplicativo, gratuito, está disponível em versões para IOS e Android. Baixe agora e comece a sua horta caseira! Você ainda pode aproveitar garrafas pet, tubos de PVC ou caixas de madeira usadas para a sua horta. Recicle! O meio ambiente agradece!

Pantit

A Plantit – Hortas & Jardins Ecológicos, foi criada em 2010 por Susana Caseiro. Filha de agricultores, aos 18 anos ela instalou uma horta em um espaço de 30 metros quadrados e começou a colocar em prática seus conhecimentos.

Com a experiência, Susana decidiu compartilhar sua paixão. Assim nasceu a Plantit, que tem como um de seus objetivos disponibilizar meios e métodos ecológicos, simples e eficazes para que qualquer pessoa, sem qualquer conhecimento sobre agricultura ou jardinagem, possa cultivar os seus próprios alimentos em casa, proporcionando, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

A Plantit pretende dinamizar o conceito de horta-jardim adaptada a diversos ambientes, tais como familiar, escolar, institucional e empresarial. A empresa propõe integrar uma horta, com harmonia paisagística e ambiental, a um jardim, varanda, terraço ou pátio.