Array
Informações Ambientais

Garrafa PET ajuda a evitar desperdício da descarga

Array
Garrafa PET ajuda a evitar desperdício da descarga
Crédito: Ecobuildingpulse

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

É no banheiro dos brasileiros onde ocorrem os grandes desperdícios deste bem natural essencial para todas as formas de vida. Somente uma descarga, com a válvula e tempo de acionamento de seis segundos gasta de 10 a 14 litros. Quando o dispositivo apresenta problema, pode chegar a gastar até 30 litros.

Para evitar tamanho desperdício, confira sempre se a válvula está regulada e conserte os vazamentos assim que forem notados. Além disso, não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa.

Uma dica do site EcoDesenvolvimento para evitar desperdício vale para as privadas que possuem reservatório de água. A forma é simples, coloque uma garrafa PET cheia e fechada dentro do autoclismo. “Ela irá ocupar o volume referente a certa quantidade de água, evitando que mais líquido seja despejado no reservatório. Assim, se você colocar uma garrafa de 1,5 litros, estará poupando um litro e meio de água em cada descarga”, explica o portal.

Outra opção do site é comprar um equipamento com regulagem do fluxo. Ele possui dois níveis de descarga, um mais fraco, para dejetos líquidos, e outro mais forte, para o número dois. Esse tipo de equipamento pode ser instalado na maioria das descargas e já está disponível no Brasil. Segundo os fabricantes, ele pode reduzir até 50% do consumo de água nas descargas da casa.

Fonte:
http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/dicas/2012/janeiro/poupe-agua-da-descarga