Array
Informações Ambientais

Evitar desperdício de papel ajuda a preservar milhares de árvores

Array
Evitar desperdício de papel ajuda a preservar milhares de árvores
Crédito: www.westofthei.com/wp-content/uploads/2009/05/paper-mf-cohdra1.jpg

Dentre as grandes preocupações ambientais da atualidade, estão desmatamento e geração de grande volume de resíduos. Ligada a estes dois problemas está a fabricação de papel. Apesar da existência das florestas plantadas, também voltadas à produção de celulose e papel, milhares de árvores ainda são derrubadas, em todo planeta, visando esta indústria.

O papel, produto essencial que utilizamos várias vezes no nosso dia a dia, acaba impactando o meio ambiente. Ao ser derrubada, a árvore deixa de alimentar e ser abrigo para fauna, propicia erosão de solo e deixa de absorver o CO2, gás causador do efeito estufa. Além disso, a produção deste material impacta o gasto de energia e água e corrobora para aumento de resíduos, quase sempre, descartados incorretamente.

O desperdício de papel nos escritórios pode ser facilmente observado nas salas onde ficam as impressoras e máquinas copiadoras. São comuns cópias minimamente defeituosas ou folhas apenas com o nome do usuário da rede que mandou imprimir seus relatórios ou trabalhos. Em todo planeta, a quantidade de folhas jogadas diariamente no lixo é assustadora. A situação é ainda pior quando se verifica que, apesar de ser um recurso reutilizável, sua reciclagem é mínima.

Uma maneira de amenizar todos estes impactos é o melhor aproveitamento do papel e evitar o desperdício. Lembre-se de utilizar as duas faces da folha seja para imprimir ou fazer rascunhos. Na hora de mandar um texto ou arquivo para a impressora, faça uma revisão e evite a impressão errada ou de apenas uma frase em um papel, o que leva ao gasto desnecessário de papel. Ao invés de cartões de Natal ou aniversário, envie um e-mail ou um cartão eletrônico – é mais barato, cumpre a mesma função e poupa as escassas árvores. E, se você é adepto do home banking, bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio e consulte os dados de sua conta pela internet. Isso economiza papel e combustível. Reaproveite envelopes, sacolas, papéis de embrulho e embalagens e, se for comprar presentes para alguém, não os embale com papéis brilhantes, laminados ou com purpurina. Eles ainda são de difícil reciclagem. Evite jogar papel higiênico nos vasos sanitários. Isso evita o desperdício de água tratada e problemas nos encanamentos.

O problema de desperdício de papel é tão grave que a Câmara de Belo Horizonte adotou procedimento na elaboração de projetos e nos pareceres em tramitação que são disponibilizados pela internet. Isso porque após as emendas alguns projetos podem usar mais de 50 páginas. A nova tecnologia permite uma economia de R$ 150 mil por ano, gastos anteriormente com papel e cópias xérox necessárias ao acompanhamento da tramitação dos projetos pelos parlamentares.


Fontes:
http://mauriciosnovaes.blogspot.com.br/2008/12/desperdcio-de-papel-e-medidas-para-o.html
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/65-papel/244-reaproveite-recicle-e-pense-duas-vezes-antes-de-gastar-folhas-de-papel.html