Informações Ambientais

Repelente caseiro

Repelente caseiro
Crédito: Blog Sylribeiro

Verão, estação mais quente do ano, tempo de férias, diversão e muito pernilongo. Além do zumbido na hora de dormir, este pequeno inseto também suga o sangue, podendo causar reações alérgicas e outras doenças. Onde pica, costuma surgir uma mancha avermelhada, que coça e pode evoluir para ferida ou bolha.

 

Uma boa maneira de evitar esses incômodos é a utilização de repelente e, melhor ainda, se for natural, eficaz e barato. 

 

Muito utilizada por pescadores, esta receita caseira também é ótima forma de prevenção da dengue, pois é eficaz contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. 

 

O cravo-da-índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que, quando aplicada, impede o mosquito de sentir o cheiro da pele do indivíduo. O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar ovos e a proliferação vai diminuindo. O condimento também é indicado para espantar pulgas dos animais e formiga da cozinha e eletrônicos.

 

Ingredientes:
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da Índia (10g)
100 ml de óleo corporal (pode ser para nenéns, amêndoas, mineral, camomila, erva doce, lavanda, aloe vera ou outro qualquer)

 

Modo de fazer:
Deixe o álcool e o cravo da índia curtindo em um frasco escuro com tampa, ao abrigo da luz, durante quatro dias. Agite duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde. Depois, coe e acrescente o óleo corporal.

 

Modo de usar:
Passe duas gotas no braço e nas pernas diariamente. Reaplique-o sempre que praticar esporte, suar ou molhar-se. O repelente pode ser usado em qualquer horário do dia, mas é indicado principalmente no começo da noite, quando os pernilongos começam a aparecer.

 

Atenção: Este repelente é contra indicado para crianças com menos de três anos de idade.

 

Fonte:
http://natural.enternauta.com.br/oleos/repelente-natural/