Array
Espécie da vez

Gralha-picaça imita sons de pássaros e mamíferos

Array
Gralha-picaça imita sons de pássaros e mamíferos
Casal de gralha-picaça/ Crédito: Francisco Kallen

Integrante da família dos corvos, a gralha-picaça (Cyanocorax chrysops), cancã ou acaé é uma espécie de ave conhecida pelo vasto repertório musical: ela imita desde o canto de outros pássaros até o som de mamíferos. Sua vocalização tende a adequar-se às características do habitat e as espécies existentes. Já foram identificados mais de 20 sons pertencentes à gralha.

Seu nome científico significa corvo azul com olho dourado, fazendo alusão à plumagem predominantemente azul-marinho. Com aproximadamente 35 centímetros de comprimento e 17 de cauda, apresenta corpo delgado e comportamento astuto, se movimentando com agilidade entre os galhos das árvores.

A espécie ocorre da Amazônia ao nordeste da Argentina, com quatro subespécies reconhecidas ao longo desta área. Entre as gralhas sul-americanas, sua distribuição é considerada a mais extensa. No Brasil está presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. É possível encontrá-la em bordas de matas e zonas urbanas, mas sua vida é essencialmente nas florestas, onde prefere ficar nas porções mais altas.

Trata-se de uma espécie onívora, cuja dieta é constituída por itens de origens animal e vegetal. Os alimentos que mais consome são insetos e frutos, podendo alimentar-se, vez ou outra, de ovos de outras aves. Apesar de não passar muito tempo no chão, pode descer das árvores para apanhar pinhões, muito comuns em sua dieta.

Além de tagarela, possui comportamento social e cooperativo. Vive em bandos de 10 a 20 indivíduos, que só se desfazem para formação de casais durante o período reprodutivo. Costuma construir seu ninho em árvores altas e espinhentas, colocando em média seis ovos grandes de coloração azul-celeste.