Entrevistas

Gestora ambiental comemora aniversário com plantio de mudas

Gestora ambiental comemora aniversário com plantio de mudas

Silvana de Oliveira Guedes sempre sonhou em comemorar seu aniversário plantando árvores. Não apenas por sua paixão pelo meio ambiente, mas também porque no dia de seu nascimento, em 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. Silvana é gestora ambiental e integrante do grupo Guardiões da Mata, que desenvolve um trabalho de preservação da Mata das Acácias, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

Amda – Você é integrante do grupo Guardiões da Mata. Fale um pouco sobre o projeto.

Silvana Guedes – O grupo Guardiões da Mata existe há aproximadamente oito meses e surgiu em função da necessidade de preservação da mata, já que atualmente seu entorno virou local de despejo de resíduos da construção civil.

Tomei conhecimento do grupo através de um abaixo assinado para realizar a limpeza do entorno da mata pela prefeitura. Estou participando há aproximadamente quatro meses e como sempre esperei uma chance de fazer parte de um trabalho assim logo me identifiquei com a proposta.

Meu interesse no grupo é trabalhar com educação ambiental (oficinas de origame, papel artesanal, material reciclável), gerenciamento de resíduos, conceitos de sustentabilidade com o pequeno empreendedor etc. Acredito que através da educação ambiental podemos atingir muito mais pessoas e repensar nosso estilo de vida e consumo.

Amda – O grupo é composto por quantas pessoas? Todos são voluntários?

SG – Somos aproximadamente 15 membros voluntários, dentre eles um professor de educação física, o vice-diretor da Escola Municipal Rita Maria, onde acontecem as reuniões semanais, alunos, um guarda municipal, donas de casa etc.

Amda – O projeto tem recursos financeiros próprios para desenvolver ações como o plantio de mudas?

SG – Os Guardiões já promoveram dois eventos para arrecadar recursos financeiros. O primeiro foi venda de tropeiro em uma festa junina e o outro foi uma feijoada realizada na escola Municipal Rita Maria.

Parte do material para começarmos a cercar a mata veio da ONG C+ de Belo Horizonte.

Amda – A atuação do grupo é focada no Parque das Acácias ou outras áreas também são contempladas?

SG – No momento estamos priorizando o mata do bairro das Acácias, que possui várias nascentes. Futuramente, quando nosso trabalho estiver mais estruturado, poderemos ir para outros locais que necessitam de atenção.

Amda – No dia 21 de setembro os Guardiões promoveram um plantio de mudas. Onde isso aconteceu e qual era o objetivo da ação?

SG – A ação do dia 21 de setembro, Dia da Árvore, foi uma forma de chamar atenção e sensibilizar a população para a importância da mata e suas nascentes. Aproveitei a ação para comemorar meu aniversário. Sempre me orgulhei de ter nascido em um dia tão especial e sempre desejei comemorar meu aniversário plantando árvores, isso foi muito significativo para mim!

Amda – Quantas mudas foram plantadas e de quais espécies? Alguma em risco de extinção?

SG – O meio ambiente disponibilizou 60 mudas para o plantio. Dentre as espécies plantadas estão ipês amarelos, brancos, rosas, paineira e aroeira.

Amda – Está sendo feito algum acompanhamento das mudas?

SG – Contamos com os vizinhos que moram em frente à reserva para regar as mudas.