Notícias

Belo Horizonte ganha sua primeira fazenda urbana

Hortaliças e temperos serão produzidos em horta instalada no Shopping Boulevard

15 de Maio de 2017
Foto Projeto
Crédito: divulgação BeGreen

Belo Horizonte ganhou, na última sexta-feira (12), sua primeira fazenda urbana, que oferecerá alimentos naturais e sem agrotóxicos (orgânicos). A horta foi instalada em uma área de 2.700 metros quadrados, com uma estufa de 1.500 m² e capacidade para produzir até 50 mil pés de hortaliças. A fazenda foi concebida pela startup Be Green, de Betim, e o Boulevard Shopping, onde foi instalada. Esta é a primeira fazenda urbana da América Latina, e a nona do mundo.

O principal atrativo da fazenda urbana é a comercialização sem intermediários entre produtor e consumidor. A promessa dos responsáveis é baratear hortaliças e outros alimentos, além de evitar o desperdício, que pode chegar a 70% desde a saída dos locais de plantio até a mesa do consumidor - o dado é de uma pesquisa elaborada pela Be Green em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O espaço terá uma loja, a Casa Horta, para vender os produtos cultivados ali e também os que são entregues por produtores locais. A fazenda terá ainda um restaurante "farm to table" (da fazenda para a mesa, em português) e a Casa Amora, com pratos que usem o que for produzido ali.

Em um primeiro momento, serão comercializados apenas temperos e hortaliças (como alface, rúcula, agrião, espinafre e couve), todos produzidos no local. A expectativa é vender 45 mil pés de hortaliças por mês.

A fazenda urbana vai oferecer seus produtos uma embalagem especial. "Em vez de comprar o produto já colhido, o consumir vai poder levá-lo vivo para casa por causa da embalagem. Ainda com as raízes, o alimento vai durar até três vezes mais do que o que já é vendido", explica Pedro Graziano, um dos sócios da fazenda. A vida útil da hortaliça orgânica plantada na fazenda pode chegar a dez dias se estiver embalada e mais uma semana após ser colocada na geladeira.

A horta vai funcionar todos os dias, das 10h às 20h.