Projeto Preservar Catas Altas

Projeto Preservar Catas Altas
Projeto Preservar Catas Altas

Projeto teve como objetivo estimular mudanças comportamentais da população no que diz respeito à preservação dos patrimônios histórico, natural e cultural do município sob a ótica da sustentabilidade.

Desenvolvido pela Amda e prefeitura de Catas Altas entre 1997 e 2003, o projeto teve como objetivo geral estimular mudanças comportamentais da população no que diz respeito à preservação dos patrimônios histórico, natural e cultural do município, sob a ótica da sustentabilidade, motivando-a a participar da gestão dos mesmos. Suas ações envolveram capacitação de setores da comunidade na gestão de recursos naturais, históricos, culturais e turísticos e sensibilização da população local sobre o uso sustentável dos recursos naturais do município, proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico. Através do projeto, buscou-se ainda estímulo à organização das comunidades locais para projetos de geração de renda.

Catas Altas é um município que se destaca pelo seu riquíssimo acervo ecológico e histórico. Resgatar, valorizar e preservar este patrimônio é importante não só para a localidade, mas para toda a sociedade. O município está inserido em importante contexto socioeconômico do Estado, como os seguintes roteiros turísticos: Circuito do Ouro, Circuito Histórico e Estrada Real.

O projeto, em sua segunda fase, contou com apoio da empresa Vale, envolvendo a implantação do Centro de Recepção de Visitantes.

Em 1998, no âmbito desse projeto, foi realizado plantio de árvores ao longo de 13 quilômetros da rodovia que liga os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, ação que contou com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e outras empresas da região.

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente