Array
Notícias

IX Prêmio Hugo Werneck aborda a sustentabilidade na floresta, campo e cidade

Array
IX Prêmio Hugo Werneck aborda a sustentabilidade na floresta, campo e cidade
Crédito: divulgação

A nona edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza tem como tema “A Sustentabilidade na Floresta, no Campo e na Cidade – De Chico Mendes a Chico Bento”. O cartunista Maurício de Sousa é o homenageado. O “Oscar da Ecologia” vai reconhecer projetos, instituições e personalidades que atuam e contribuam para reintegrar o homem à natureza por meio do respeito e do conhecimento dos processos naturais que asseguram a sobrevivência da humanidade. As inscrições estão abertas até 17 de agosto.

Reunir em um mesmo tema floresta, campo e cidade é uma oportunidade de identificar, incentivar e reconhecer ações e iniciativas ambientalmente responsáveis que preservem a natureza e possam ser replicadas nos meios florestal, rural e urbano.

O ambientalista Chico Mendes e o personagem em quadrinhos Chico Bento, criado por Mauricio de Sousa, são os símbolos desta edição. Em 2018 completam-se 30 anos da morte, por assassinato, do ambientalista e líder amazônico. Natural de Xapuri, no Acre, Francisco Alves Mendes Filho passou a infância e a juventude lutando a favor dos seringueiros da Amazônia, cuja subsistência dependia da preservação da floresta. Como a atividade extrativa na Amazônia era pautada por relações de exploração insustentável, causando grande miséria na região, o sonho de Chico Mendes consistia em mudar esta realidade, buscar mais direitos para os trabalhadores e preservar, de maneira sustentável, a Floresta Amazônica.

Chico Bento, o mais ecológico personagem de Maurício de Sousa, nasceu em Santa Isabel e cresceu na região rural de Mogi das Cruzes (SP). Ele é fruto das observações do cartunista sobre o homem do campo. Chico Bento foi criado para incentivar os leitores a preservarem os recursos naturais, com um olhar mais voltado à terra, num reflexo da sensibilidade para a causa ambiental que Mauricio demonstra desde criança. Em sua atual versão, o personagem cresceu e estuda Agronomia para voltar ao campo e ajudar a resolver os problemas socioambientais da zona rural.

A inscrição ou indicação são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do site do prêmio, mediante preenchimento completo do formulário. Os projetos podem ser inscritos até 17 de agosto.

Conheça as categorias deste ano:
1. Melhor Exemplo em Biodiversidade (Água, Ar, Flora ou Fauna)
2. Melhor Exemplo em Educação Ambiental
3. Melhor Exemplo em Mobilização Social
4. Melhor Exemplo em Resíduos Sólidos
5. Destaque Municipal
6. Destaque Estadual
7. Destaque Nacional
8. Melhor Empresa
9. Melhor Empresário
10. Melhor Político
11. Personalidade do Ano

12. Homenagem do Ano