Notícias

Celebridades se transformam em animais silvestres em campanha pela preservação da fauna brasileira

Celebridades se transformam em animais silvestres em campanha pela preservação da fauna brasileira
Atriz Paloma Bernardi se transformou na arara-azul / Crédito: divulgação Kryolan

Celebridades emprestaram seus rostos em campanha pela proteção dos animais silvestres. As personalidades foram maquiadas para produção do calendário 2019 da ONG Ampara Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados). Toda renda será revertida aos projetos de silvestres do Brasil. A expectativa é que as vendas comecem em novembro.

A campanha #SomosTodosSilvestres foi idealizada pela marca de maquiagem Kryolan – que se declara cruelty free, ou seja, não realiza testes em animais – em parceria com a ONG Ampara. A iniciativa tem como objetivo alertar para as milhares de espécies silvestres que desaparecem do planeta em ritmo assustador por causa da caça, comércio, tráfico internacional e desmatamento. Na divulgação em suas redes sociais, as marcas chamaram atenção para o Projeto de Lei 6268/16, mais conhecido como PL da caça, que classificaram como “criminoso”.

O projeto, do deputado federal Valdir Colatto (MDB/SC), anula a Lei Nacional de Proteção à Fauna (nº 5.197/67) e fragiliza a Lei de Crimes Ambientais (n° 9.605/98). Colatto, num aparente lance de ironia, afirma que a proposta tem como principal objetivo proteger a biodiversidade. Mas, usando eufemismos, propõe eutanásia para animais que forem “considerados nocivos às atividades agropecuárias e correlatas”, inclusive em unidades de conservação. Dalce Ricas, superintendente da Amda, ironiza: “o deputado esqueceu de prever o que será feito com os seres humanos nocivos à proteção dos animais, da água, do solo e da biodiversidade”.

Se o PL for aprovado, receberá aplausos vigorosos também da indústria de armas brasileira e de suas congêneres, principalmente americanas, que ampliarão seu “mercado de morte”. “Este projeto não é só contra o meio ambiente. É contra a paz e será incentivo direto para liberação do uso de armas no país, além de contribuir para a cultura da crueldade e violência. As crianças que aprendem a amar os animais serão estimuladas a matá-los, como acontece nos EUA, pior exemplo no mundo de violência resultante do porte de armas. Boa parte das mortes que lá acontecem, incluindo de crianças, são resultantes da fácil aquisição de armas para caça”, disse Dalce.

Ambientalistas, especialistas e instituições de peso repudiam a proposta. A sociedade civil também se manifesta contra o projeto absurdo em uma petição online criada na plataforma change.org. Até o momento, a petição conta com mais de 175 mil assinaturas.

Vários famosos participaram da campanha, entre eles os atores Sophie Charlotte, Sergio Marone e Paloma Bernardi, que se transformaram, respectivamente, em onça-pintada, macaco-aranha e arara-azul. Julia Faria, Mariana Goldfarb, Gianne Albertoni, Renata Kuerten, Astrid Fontenelle e os cantores Luísa Gerloff Sonza e Derrick Green também emprestaram seus rostos para dar vida à coruja-orelhuda, gato mourisco, veado-campeiro, iguana, tartaruga-marinha, mico, puma e pantera.

“Levanto essa bandeira contra a caça, contra o tráfico, contra o comércio. Temos que valorizar todo ser vivo, quando fizermos isso vamos ter um mundo muito melhor”, disse a atriz Paloma Bernardi.

Notícia relacionada:
Deputado federal quer aniquilar fauna silvestre brasileira